Você já fez uma pesquisa sobre a raça Husky Siberiano e acabou se deparando com dois resultados: Wooly ou Padrão? Hoje vamos falar um pouco sobre essas diferenças e quais as características básicas de cada um. Primeiramente, o que você precisa entender é que existe somente um Husky, ou seja, somente uma categoria para essa raça.
Entretanto, quando avaliamos o quesito tamanho da pelagem, surge uma certa diferenciação chamada de Wooly. Sendo assim, o Husky Siberiano de pelagem Wooly é um cão que possui uma pelagem mais densa e mais comprida que o Husky considerado Padrão.
Husky padrão para comparativo Direitos autorais: Husky Siberiano Wooly - My Dogs Canil
Como surgiu a pelagem Wooly
A pelagem Wooly é um gene recessivo que faz com que os pêlos cresçam mais. Somente isso! Ou seja, quer dizer que em uma ninhada de Husky Siberiano padrão, podem nascer filhotes com pelagem longa, mesmo que seja mais raro. Entretanto, em uma ninhada com pai e mãe Woolies as chances dos filhotes seguirem o gene são bem altas.
Sendo assim, criadores que decidem trabalhar com esse gene de Huskys mais peludos, investem no cruzamento entre matrizes e padreadores com a pelagem mais densa. Como, por exemplo, o My Dogs Canil, especializado na pelagem longa e com belíssimos exemplares, confira abaixo alguns:
Husky Siberiano - My Dogs Canil (as imagens possuem direitos autorais)
A pelagem padrão é superior? Confira
Não. Isso é um mito em volta dos cães de 'trabalho'. Ou seja, antigamente quando os cães eram utilizados para trenó, e faziam viagens em baixíssimas temperaturas, acreditava-se que cães com o gene Wooly sofreriam mais na viagem e teriam menos resistência para a atividade, devido sua pelagem longa e 'pesada'.
Na época cães que nasciam, na região da Sibéria, com essa pelagem eram castrados e não reproduzidos. Sendo assim, o padrão da raça foi definido como pelagem curta. Mas isso não quer dizer que sejam superiores aos Wooly's. Principalmente considerando que os tempos mudaram, e que aqui no Brasil você não vai adquirir um Husky Siberiano para puxar um trenó na neve, correto?!
Portanto, para quem ama um filhote peludooo, bem cheinho, como um ursinho, pode se jogar e oferecer muito amor para esse Husky! Afinal, o charme está justamente em ser tão diferenciado. A beleza exuberante do Husky Siberiano Wooly cativa qualquer um! Confira abaixo mais informações sobre a raça em nossas redes sociais!
Comentários